SALA DAS VÊNUS PALEOLÍTICAS DO MUSEU UNIVERSAL
As estatuetas de Vênus ou estatuetas de Vénus são uma série de estatuetas pré-históricas (do período Aurignaciano do Paleolítico Superior, por exemplo) de mulheres, que compartilham certas características (muitas delas são de mulheres obesas ou grávidas ou extremamente esbeltas com silhueta afinada). Essas estatuetas já foram encontradas da Europa Oriental até à Sibéria e foram feitas em pedras moles, como esteatite, calcita ou calcário, ossos ou marfim, ou ainda criadas em argila e depois aquecidas. Algumas delas são os objetos de cerâmica mais antigos de que se tem conhecimento.
A primeira representação de uma mulher do Paleolítico Superior foi descoberta em 1864 pelo Marquês de Vibraye, em Laugerie-Basse, na Dordonha, apelidada de Vênus impudica1 .
Essa Vénus do período Magdaleniano não tem cabeça, pés ou braços, mas apresenta uma grande abertura vaginal e assemelha-se às talhas medievais de Sheela na Gig.
A famosa Sheela na gig de Kilpeck (Inglaterra).
Nos anos seguintes, foram encontrados pequenos bustos em uma caverna de um maciço dos Pirenéus e, em 1894, a Vénus de Brassempouy, em expedições do arqueólogo francês Édouard Piette1 .
Quatro anos mais tarde, outros exemplares foram encontradas na caverna de Balzi Rossi pelo arqueólogo Salomon Reinach1 .
A famosa Vénus de Willendorf foi encontrada em 1908 em um depósito de Loess, no vale do Danúbio, na Áustria.
Desde então, cerca de 200 figuras semelhantes já foram descobertas desde os Pirenéus até às planícies da Sibéria, próximas do lago Baikal1 . São coletivamente descritas como figuras de Vénus, em referência à deusa da beleza na romana.








Gostei do Blog Bem Interessante Tbm Gostei da interface do blog...Tbm achei interessante tbm o modo pelo qual o ser humano se interessa pela arte como um modo de expressa suas Emoções...Alisson Silva 8AM.
ResponderExcluirE este interesse é desde os primórdios da Humanidade, Alisson!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTalhas figurativas de mulheres nuas mostrando uma vulva exagerada,fantástico!! Gostei do blog super interessante mostra a arte de forma expressa..
ResponderExcluirRafaela Dos Santos Silva 9AM.
Bem observado, Rafaela. E o rosto universal, como o museu. Pode ser qualquer mulher, qualquer mãe, de qualquer época, de qualquer classe.
ExcluirInteressante imagem , não tem como saber quem é essa mulher !
ResponderExcluirAniele Gomes 9° BM